Alerta contra a dengue: focos são encontrados em Balneário Arroio do Silva

Vigilância epidemiológica convoca os moradores para fazer uma varredura em suas residências

A Secretaria Municipal de Saúde de Balneário Arroio do Silva, através da Vigilância Epidemiológica, alerta a população para redobrar o cuidado e a atenção para evitar o acúmulo de água parada e a proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Através do trabalho realizado pela equipe, cinco focos do mosquito transmissor foram encontrados na área central em aproximadamente 30 dias. A equipe da saúde está fazendo o monitoramento e intensificando as vistorias, mas é importante que a população esteja atenta e se previna.

“A gente encontrou foco em pote de sorvete em terreno baldio, por isso o descarte correto do lixo é muito importante. Também encontramos muitas caixas d’água fechadas de forma inadequada, se a caixa não tem a tampa adequada o ideal é que coloque uma tela para evitar que o mosquito tenha contato com a água”, destacou a coordenadora da vigilância epidemiológica, enfermeira Franciele Ramos.

A Vigilância Epidemiológica convoca os moradores para fazer uma varredura em suas residências para evitar que o mosquito encontre locais possíveis para a proliferação.

Cuidados essenciais:

 

Além dos cuidados simples necessários para não deixar água parada e impedir que o Aedes aegypti se reproduza, há também algumas maneiras de se prevenir contra as picadas do mosquito, como a utilização de telas em janelas e portas e mosquiteiro. Para impedir que o Aedes aegypti se reproduza, bastam cuidados simples, mas que fazem toda a diferença. É importante não se descuidar e evitar água parada.

– Mantenha caixas d’água, tonéis, barris e outros reservatórios de água fechados

– Lave os reservatórios de água semanalmente

– Coloque areia em vasos de planta ou cacos de vidro

– Não deixe água acumulada na laje ou nas calhas

– Cuidado com a água de piscinas e de fontes

– Armazene e descarte o lixo de forma apropriada

 
Fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Balneário Arroio do Silva