Capitão da PM de Araranguá conclui Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais em Florianópolis

Na última quinta-feira, 6, foi realizada a solenidade de Formatura do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO) da Polícia Militar de Santa Catarina, no Quartel do Comando-Geral, em Florianópolis. Na oportunidade, todas as medidas necessárias de prevenção ao novo coronavírus foram observadas.

O evento contou com a presença do comandante-geral da corporação, coronel Dionei Tonet, do subcomandante-geral, coronel Marcelo Pontes, do chefe do Estado-Maior-Geral, coronel Luciano Walfredo Pinho, do comandante da 6ª Região de Polícia Militar, coronel Evandro de Andrade Fraga, além de outras autoridades militares.

Os alunos da turma “Tenente-coronel Cláudio de Oliveira Nolasco”, que homenagearam o oficial falecido em 2010, iniciaram sua jornada em 3 de junho de 2019, contabilizando uma carga horária total de 360 horas de estudos. Formaram-se trinta e nove capitães, sendo 35 da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) e quatro do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC).

O curso, com especialização lato sensu em Gestão de Ordem Pública, e que foi realizado pela Faculdade da PMSC, promoveu o aperfeiçoamento dos oficiais intermediários, possibilitando que os mesmos adquirissem conhecimentos, habilidades e atitudes para se tornarem agentes ativos e críticos, tanto no âmbito sócio-cultural, como no âmbito institucional.

Entre os alunos, destaque para o araranguaense e comandante da 1ª Companhia do 19º Batalhão de Polícia Militar, capitão Diego Schwartz, primeiro colocado do curso, que foi agraciado pelo comandante-geral da instituição com a medalha de Mérito Intelectual “Major Idelfonso Juvenal”.

A medalha de Mérito Intelectual “Major Ildefonso Juvenal” foi criada pela Lei nº 6.463, de 23 de novembro de 1984 e regulamentada pelo Decreto nº 24.555, de 26 de dezembro de 1984. É concedida pelo governador do Estado, por proposta do comandante-geral, ao oficial da corporação que obtiver a primeira colocação com média geral igual ou superior a 9 (nove), no Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais.

Sobre o curso, o capitão Diego Schwartz declara: “O Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais foi muito importante para aprimorar o nosso conhecimento, trazer novas e importantes informações, e aproximar capitães que exercem funções em diferentes cidades do estado, que, por isso, puderam ensinar e aprender uns com os outros. As aulas foram ministradas por professores qualificados, alguns mestres e doutores. Todos com bastante experiência nas áreas de docência e segurança pública. Resumindo, posso dizer que valeu a pena. Somou conhecimento.”

Sobre o oficial, o comandante da 6ª Região de Polícia Militar, coronel Evandro de Andrade Fraga declara: “Na condição de comandante da 6ª Região, registro meus especiais cumprimentos ao capitão Diego, primeiro colocado no Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais. Parabéns, capitão Diego! E como nós costumamos dizer: ‘Não foi de um salto que os grandes homens chegaram às culminâncias do êxito; mas, sim, trabalhando e velando enquanto os outros dormiam.’ (James Allen, escritor, poeta e filósofo inglês). E você foi lá e venceu. Parabéns pela sua conquista e divida isso com seus familiares, amigos e profissionais do 19º Batalhão e da 6ª Região. Foi uma conquista sua, mas com efeito em toda a região. Parabéns e muito sucesso em sua carreira. Forte abraço e até a próxima missão.”

Fonte:19º Batalhão de Polícia Militar