Cavalgada das Mulheres começa a fazer parte do calendário de eventos oficiais de Balneário Arroio do Silva

Evento será realizado anualmente na primeira semana do mês de junho

 A partir deste ano a Cavalgada das Mulheres passa a fazer parte do calendário de eventos oficiais do município de Balneário Arroio do Silva através da Lei nº 976, de 17 de maio de 2019. A primeira edição do evento foi realizada no ano passado pela Associação Campeiras do Litoral e, através de um pedido de apoio e conversas na Secretaria Municipal de Turismo, a Cavalgada se fortalece a partir desta segunda edição.

“Aproveitando que tem uma Associação formada e bem organizada, houve uma conversa de início para que houvesse um apoio à Cavalgada e foi onde sugeri que fosse feito um projeto pela secretaria onde houvesse um final de semana inteiro de evento, iniciando com a cavalgada que é intermunicipal e, no dia seguinte, com a realização de um circuito de provas à beira-mar”, destaca a secretária de turismo, Helen Becker.

O objetivo é fomentar o trade turístico na primeira semana do mês de junho, atraindo turistas para a cidade, além de difundir a cultura campeira, sendo que grande parte da população do município advém do Rio Grande do Sul. Integrar as famílias e incentivar o movimento tradicionalista, resgatar a integração da comunidade com a cultura e incentivar as mulheres à participarem são também alguns dos objetivos.

“É também um resgate da nossa identidade cultural o que é muito importante. A cavalgada ressalta não só a cultura campeira como também a açoriana e resgatando isso estamos fortalecendo nossas raízes. Fixar o evento no calendário é ainda uma forma de manter viva uma tradição, gerando incentivo e estímulo para quem gosta de participar e de prestigiar”, frisa a secretária.

O evento se fixa no calendário ainda em forma de homenagem e reconhecimento à Antonio Luís Nunes (em memória), que mantem família no município e foi uma das primeiras pessoas envolvidas no Regimento Tradicionalista Barriga Verde e pioneiro em iniciar as provas e circuito à beira mar.

A Cavalgada das Mulheres será realizada nos dias 08 e 09 de junho com um trajeto intermunicipal e um circuito de provas à beira-mar. Aos interessados em participar do evento, inscrições e informações podem ser obtidas no Centro de Apoio ao Turista (CAT) através do telefone 48 3526 0350.

Fonte:Assessoria de Comunicação Prefeitura de Balneário Arroio do Silva