Censo Demográfico do IBGE estima população do Arroio do Silva em 13.071 habitantes

O Censo Demográfico de 2020 poderá melhorar o índice do Fundo de Participação dos Municípios – FPM, para o Balneário Arroio do Silva, considerando que, segundo dados do IBGE, o município que tinha uma população estimada em 12.603 habitantes, já passou para 13.071 habitantes e poderá chegar a 13.585 habitantes no ano de 2020. Com isso, Arroio do Silva  passará para um outro patamar e receberá um valor superior a 1 milhão de reais a mais do que percebe atualmente.no FPM.

Os números foram informados pelo Chefe da Agência do IBGE da região da Amesc, Sandriane Naspolini de Oliveira, na primeira reunião de Planejamento e Acompanhamento (REPAC), realizada nesta quarta-feira, 25, no Auditório da Secretaria Municipal de Saúde do Arroio do Silva.

O evento contou com a presença de secretários municipais, diretores, professores, vereador e demais lideranças da comunidade. Segundo Sandriane, o Censo 2020 vai contar com tecnologia de aparelhos dotados de GPS para coleta de dados, muito diferente do que foi no Censo de 2000, quando a coleta era feita em formulários. A coleta de dados será entre agosto e outubro de 2020. O Arroio do Silva terá um Agente Censitário e um Coordenador Municipal e mais 12 Recenseadores.

As inscrições para o Processo Seletivo para os cargos de agentes com ensino médio, está aberto até o dia 14 de outubro no site da FGV: https://fgvprojetos.fgv.br/concursos/ibgepss2019. As taxas são de R$ 42,50 para agente e de R$ 58 para coordenador. As provas serão aplicadas no dia 08 de dezembro nos municípios sede do IBGE. Em março de 2020 abrem as inscrições para Agentes Censitários.

No Balneário Arroio do Silva trabalharão 12 Recenseadores, que percorrerão as áreas urbana e rural. Sandriane espera que as pessoas do município se inscrevam para que aumente a chance de que o balneário tenha um agente ou coordenador que conheça a realidade local, bem como os recenseadores. “O concurso é público federal e portanto todos podem se inscrever, mas é importante que os envolvidos uma identificação com a população a ser pesquisada. Paralelo ao Censo 2020, o IBGE vai atuar nas escolas com projetos como o IBGE Educa, que envolverá crianças e jovens.

A região da Amesc terá duas sub-áreas, com sedes em Araranguá e Turvo. No Balneário Arroio do Silva, o prefeito Juscelino da Silva Guimarães, o Mineiro, já colocou uma sala da prefeitura para ser a sede do Censo 2020.

Fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Balneário Arroio do Silva