Conferência Municipal debate o futuro da Assistência Social

Assistentes Sociais, Psicólogo e demais profissionais que atuam na área, usuários e entidades comprometidas com a política de assistência social, participaram na tarde desta sexta-feira, 13, da 12ª Conferência Municipal de Assistência Social de Balneário Arroio do Silva. O evento foi uma realização do Municipal de Assistência Social, com apoio da Prefeitura. A primeira dama Claudete Guimarães prestigiou o evento..

A cerimônia de abertura contou com a musicalidade dos alunos da oficina de música do CRAS e palestra com a secretária de Desenvolvimento Social Avanei Tomaz Bittencourt Vieira. “Vivemos um momento em que conseguimos aprovar o SUAS – Sistema Único da Assistência Social no município, porém, ficamos apreensivos quanto ao futuro de programas como BPC (Benefício de Prestação Continuada), que está incluído na proposta de reforma de Previdência, a Conferência Nacional sem apoio governamental e a volta do assistencialismo”, disse.

Para a secretária, os direitos assegurados na Constituição Federal, LOAS e SUAS, foram conquistados com muita luta e Assistência Social é um direito, não é caridade.

DELEGADOS

Os trabalhos da conferência foram desenvolvidos em três eixos temáticos: Participação Social, Financiamento Público, e Assistência Social: Direito do povo. Ao final os grupos apresentaram as sugestões para a etapa estadual e foram eleitos os delegados que irão representar o Arroio do Silva na Conferência Estadual de Assistência Social, que será entre os dias 4 a 8 de novembro de 2019. Os eleitos foram: Valnice Girardi e Alexandre Rodrigues, representando os órgãos governamentais e Michele Vitor, representando a  entidade Casa Lar.

Fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Balneário Arroio do Silva