Coronavírus: governo de SC suspende aulas da rede estadual de ensino

Governador Carlos Moisés anunciou a medida após reunião na Casa da Agronômica nesta segunda-feira

O Governo do Estado de Santa Catarina voltou atrás e resolveu suspender as aulas da rede estadual de ensino por causa da epidemia do novo coronavírus. A decisão foi confirmada pelo governador Carlos Moisés (PSL) após reunião com secretários na Casa da Agronômica no fim da tarde desta segunda-feira (16).

Pela manhã o secretário de Saúde do Estado, Helton Zeferino, havia informado que ainda não existia a necessidade de suspensão das aulas. No entanto, antes mesmo da nova informação do governo, cidades como Florianópolis, Biguaçu e Tubarão já haviam anunciado a suspensão das aulas.

Segundo Moisés, a ideia é que a rede estadual de ensino esteja totalmente fechada a partir de quinta-feira (19). Até lá, as escolas ainda vão atender os alunos que estiverem no local, mas os pais que quiserem já poderão manter os filhos em casa sem nenhuma penalização na frequência ou em notas. A rede privada também será orientada a suspender as aulas.

— Vamos dar esse tempo para a adaptação. Os pais que já quiserem podem manter os filhos em casa, mas as escolas ainda vão atender até quinta-feira. As crianças que ficarem em casa não terão prejuízos — afirmou o governador.

O governo decidiu também suspender eventos públicos com mais e 200 pessoas em locais abertos ou 100 pessoas em lugares fechados, além de restringir eventos que envolvam a terceira idade. O Estado irá também passar orientações para bares e restaurantes em relação a medidas de distanciamento entre as pessoas, além de normas de higienização. O transporte público também vai receber as orientações sobre limpeza.

O governo endureceu as medidas de prevenção ao coronavírus logo após confirmar o sétimo caso da doença Covid-19 em Santa Catarina. O Estado agora é o quinto do Brasil com mais pacientes confirmados.

FONTE: NSC