Educação do Arroio retornará no dia 4 de maio com atividades não presenciais

Ferramentas como plataforma MAZK, WhatsApp e apostilas serão usadas no Ensino Infantil e fundamental

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes de Balneário Arroio do Silva e o CME – Conselho Municipal de Educação definiram após reunião realizada na última quarta-feira, dia 24, que as aulas retornarão no dia 04 de maio. De acordo com a secretária de educação, Kátia Rosângela Timboni Teixeira, serão adotadas como ferramentas de aprendizagem para este período de pandemia, a plataforma MAZK desenvolvido pelo LabTec da UFSC, materiais impressos e o whatsapp que serão utilizados de acordo com a adequação e necessidade de cada estudantes.
Ensino Infantil
Para os alunos de 0 a 3 anos ficou acordado que os professores farão atividades lúdicas para que os alunos não percam o vínculo com a escola. Essas atividades serão enviadas pelo grupo de whatsapp criado pela unidade com os telefones dos pais ou responsáveis.
Para os alunos do pré – escolar I e II (alunos de 4 e 5 anos) ficou aprovada a utilização da apostila. Nessa etapa a criança necessita de uma ferramenta concreta para seu processo de ensino – aprendizagem.
Ensino fundamental – anos iniciais (1° ao 5°)
Para os alunos do 1° ao 3° ano as atividades serão impressas, uma forma de garantir uma melhor aprendizagem para os alunos que se encontram na fase da alfabetização, sem ter muitos prejuízos. Já para os alunos do 4 ° e 5º ano além do material impresso, os que possuem acesso a internet, deverão acessar a plataforma MAZK com os dados que a escola irá repassar aos alunos.


Ensino fundamental – anos finais (6° ao 9°)
Para os alunos do 6° ao 9º ano, também serão disponibilizados o material impresso. Os que possuem acesso a internet, deverão acessar a plataforma MAZK com os dados que a escola irá repassar aos alunos.
Kits da Merenda Escolar
A Secretaria Municipal de Educação, definiu junto ao CAE – Conselho de Alimentação Escolar quais seriam os critérios para o repasse dos kits emergencial de alimentos às famílias dos alunos matriculados na rede municipal de ensino. Com a aprovação, o kit será entregue na unidade escolar onde a criança estuda, conforme o cronograma a ser elaborado e comunicado para cada família.
O que é o MAZK?
O Mazk é um tutor inteligente para o ensino e aprendizagem. Neste aplicativo o professor irá preparar a sua aula de acordo com seu planejamento anual, podendo anexar textos, vídeos e figuras, assim como os exercícios para a fixação do conteúdo trabalhado. O Mazk foi desenvolvido pela equipe do Laboratório de Tecnologias Computacionais (LabTeC) da Universidade Federal de Santa Catarina – Campus Araranguá que neste momento vem oferecer uma grande ajuda para à educação de um modo geral.
A secretaria lembra que todas as unidades de ensino ficarão de plantão três vezes por semana para a entrega das atividades impressas e para entrega dos kits e que será seguido o protocolo de cuidados do Covid-19, por isso solicita que todos que forem fazer a retirada compareçam de máscaras e que apenas uma pessoa da família vá até a unidade.
Fonte: Assessoria de Comunicação e Foto: ilustração