Esporte é destaque o ano todo em Balneário Arroio do Silva

Um dos diferenciais da atual gestão é a organização dos campeonatos pelo departamento municipal que tem gerado economia e investimentos em mais áreas do esporte

O município de Balneário Arroio do Silva tem esporte o ano todo. Na alta temporada, em especial, todas as arenas e os espaços esportivos ficam movimentados com os campeonatos e eventos promovidos. Só neste último verão, além dos tradicionais campeonatos, pelo menos 10 eventos foram realizados ou tiveram o apoio da prefeitura através do departamento de esportes. Os eventos envolveram não só futebol, como também vôlei, futevôlei, skate, rústica, carros antigos, bocha, surf, aula de ritmos e atividades diversas à beira-mar.

O diferencial da gestão municipal tem sido a organização própria dos campeonatos tradicionais, o que tem gerado economia e, consequentemente, possibilidade de investimento em projetos e ações esportivas. “Os campeonatos de verão – Futebol Praiano, Sintético, Futsal e Vôlei – foram organizados pelo departamento de esportes o que foi um grande desafio. Com a organização própria pudemos investir bem os recursos. O que seria gasto com a terceirização da organização dos campeonatos, conseguimos apoiar e realizar novos eventos. Ao todo foram 18 eventos esportivos, entre apoio e realização, e ainda assim houve uma economia significativa se comparar com a última temporada”, destaca o diretor de esportes, Maykon Viana.

 

Um dos projetos em evidência no verão foi a Escolinha de Surf realizada em parceria com a Associação de Surf de Balneário Arroio do Silva (ASBAS). O projeto atendeu em torno de 100 crianças ao longo da temporada com aulas teóricas e práticas aos sábados. As pranchas foram adquiridas pela prefeitura e as aulas foram dadas por voluntários da associação. Novos projetos foram desenvolvidos ao longo do verão como a Praça Viva, com atividades na quadra central, as arenas esportivas a beira-mar e torneio de futevôlei.

“Além de novos eventos realizados pelo departamento, foi dado o apoio também aos eventos realizados como por exemplo o jiu-jitsu, encontro de carros antigos, o caçambocha, campeonato de surf e o circuito Sul Brasileiro de Vôlei”, informa o diretor. Ações beneficentes também foram destaque como o 1º Futebol Solidário realizado no início da temporada de verão e que arrecadou mais de 130 cestas básicas.

Contabilizando após o final da temporada, o saldo foi mais do que positivo tanto no sucesso das ações quanto nos recursos investidos. Com a organização municipal, a realização e apoio em mais eventos e equilíbrio nos gastos públicos, houve economia entre as últimas temporadas de verão.

Esporte para Todos

Fora da temporada de verão o esporte continua a todo vapor. O destaque são os projetos Anjos do Futsal e Esporte para Todos que atendem 150 crianças e jovens de 7 a 17 anos. O Esporte para Todos é uma realização da atual gestão e tem sido desenvolvido para oferecer atividades esportivas diferenciadas para a garotada. Além dos projetos, eventos estão também sendo planejados na baixa temporada. Estão no calendário: a etapa municipal dos Jogos Escolares 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos; o Campeonato Municipal de Futebol de Campo; 2º Torneio de Vôlei dupla misto; 2º Campeonato de Pesca; etapa municipal do Moleque Bom de Bola; Corrida Rústica na Festa do Peixe; Praça Viva na Festa do Peixe; 2º Torneio de Integração do Dia dos Pais; participação no festival da Anjos; Olesc; JASC; e JERVA; e Campeonato Sete Society. “Esses são eventos fixos do calendário anual do município, mas, em breve teremos novidades. Estamos com a ideia de realizar uma olimpíada de bairros que deve envolver a participação da comunidade em diversas modalidades, no masculino e feminino, como: futsal, futebol sete society, vôlei de quadra, vôlei de areia, canastra, bocha, xadrez, dominó, futevôlei e sinuca”, completa o Viana.

O prefeito Juscelino da Silva Guimarães, o Mineiro, está contente com os projetos esportivos desenvolvidos e realizados no município. O chefe do poder executivo apoia e incentiva o esporte. “As ações no esporte envolvem crianças, jovens e adultos. Envolvem tanto quem participa quanto quem prestigia, o que acaba incentivando boas práticas e movimentando o município”, registra o prefeito.

 
Fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Balneário Arroio do Silva