Formação Continuada Unesc: Investimento na qualificação de nossos professores e professoras

Segundo dia de atividades reuniu centenas de docentes em ações online

Os estudantes da Unesc se aproximam do período de recesso acadêmico, mas na Universidade os trabalhos seguem em ritmo acelerado. Ao longo de toda a semana os mais de 700 professores da Instituição participam de atividades que integram a Formação Continuada Unesc, ação preparada pela Pró-reitoria Acadêmica, por intermédio da Diretoria de Ensino de Graduação e Assessoria Pedagógica Universitária com foco na preparação para o próximo semestre.

A importância do investimento na Formação Continuada, tradição há mais de 20 anos na Universidade, se reforça pelas mudanças vividas em todos os cenários, entre eles o da educação, ao longo de 2020. O foco da Instituição nos últimos meses, conforme a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, tem se dividido entre três eixos essenciais: o cuidado com a vida; a evolução tecnológica e a atenção aos desafios e novos formatos pedagógicos.

“Estamos trabalhando incansavelmente nesses três pilares fundamentais. Nessa semana, paralelamente a todas as adequações necessárias em estrutura e tecnologia no campus para um retorno tão breve possível de nossos alunos, estamos com os professores engajados em busca dos mais atuais saberes pedagógicos afim de oferecer um ensino ainda mais exitoso no segundo semestre que nos aguarda”, destaca Luciane.

Novas formas de ensinar

Entre as atividades da tarde desta terça-feira (18/8) foi realizado de forma virtual uma aula sobre Metodologias ativas e efetivas. A atividade, que será repetida com a participação de ainda mais professores ao longo da semana, foi ministrada pelo professor da Universidade, Wender Cris de Souza Firmino.

De forma bastante didática, Wender trouxe à turma de professores novas opções de abordagem de conteúdos por meio da tecnologia. Conforme o ministrante, sua proposta foi auxiliar os docentes apresentando novos instrumentos para a prática em sala de aula. “Apresentei alternativas gratuitas que podem ser usadas como forma satisfatória nesse momento de aulas mediadas por tecnologia. São opções que já deram certo e podem ser colocadas em prática tanto no Colégio Unesc como na graduação”, salientou.

Entre as principais tendências apontadas no encontro, conforme Wender, esteve a chamada gamificação. “Trazer o jogo, o game, para dentro do processo de ensino faz com que desperte a atenção e o interesse do aluno, especialmente dessa nova geração que já cresceu acostumada com esse universo. É mais uma das formas de mediação do conteúdo”, completou.

A programação da semana de Formação Continuada sob comando da Diretoria de Ensino de Graduação segue até sexta-feira (21/8).

Fonte-Assessoria de Imprensa Unesc
Aicom – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing