Mobilização contra a Dengue

ARROIO SEGUE NO COMBATE AO AEDES AEGYPTI

O clima primaveril, com dias de calor e chuvas contribui para a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, principal causador de doenças como a Dengue, Zika e Chikungunya. No Balneário Arroio do Silva focos do mosquito transmissor foram encontrados em armadilhas colocadas no perímetro urbano e a Secretaria Municipal de Saúde de Arroio do Silva, através do Departamento de Vigilância Epidemiológica, intensifica ações preventivas junto à população, no sentido de evitar que o mosquito se prolifere e encontre abrigo e vire criadouro.

“Numa primeira etapa distribuímos panfletos para os moradores e agora estamos fazendo visitas para alertar sobre alguns cuidados, como: não deixar desde tampinhas de garrafa para cima, limpeza semanal do vasilhame de água para cães e gatos, tampar tonéis e caixa d’água, lixeira bem fechada”, afirma a agente de saúde Elisabete Dutra Ferreira.

De acordo com a Coordenadora Franciele Ramos, foram detectados focos do mosquito Aedes Aegipty em determinados pontos de coleta. Hoje o Arroio do Silva conta com 39 armadilhas de monitoração, entre as Praias da Meta e Caçamba, que são visitadas semanalmente.

 “É muito boa a iniciativa do setor de Epidemiologia da Prefeitura, tem que conscientizar os moradores. Aqui no meu pátio procuro sempre conservar limpo e cuido muito para que nada vire criadouro do mosquito” disse Valdecir Ramos de Souza, da Rua Guaporé, Nas visitas são entregues o cartão de visitação do agente de saúde e endemias.

Fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Balneário Arroio do Silva