Palestra deixa homens mais conscientes sobre prevenção ao câncer de próstata

Novembro é o mês de conscientização dos homens sobre a importância de prevenção ao câncer de próstata. Com este objetivo, a Secretaria de Saúde do Balneário Arroio do Silva, numa iniciativa conjunta das unidades básicas de saúde, Marinho Miguel de Souza do bairro Erechim, Valter Oliveira,da Vila Isabel e Paulo Lupin, do Centro; realizou na última sexta-feira, 01/11, a Tarde Azul, em alusão a campanha Novembro Azul.

A programação no auditório do Posto de Saúde central, iniciou com palestra do Dr. Wladnir Luz, que abordou, de forma didática, a importância dos homens realizarem os exames preventivos de PSA (PSA, na sigla inglesa: Prostate Specific Antigen (Antígeno Prostático Específico), e de toque retal para prevenção ao câncer de próstata.

De acordo com o médico é importante que os homens, após os 50 anos de idade, façam  o exame anual, tomando o exemplo das mulheres e que se preocupem mais com sua saúde. “A idade, histórico familiar, falta de exercícios, o sobrepeso, má alimentação e o cigarro, são fatores de risco. A descoberta precoce tem 90% de chances de cura”, alertou.

Logo após a palestra com o médico Wladinir, vários homens presentes solicitaram o exame com as enfermeiras das unidades. O agente de saúde, Vitor Sawa, colocou os homens a se exercitar a arte marcial chinesa do Tai Chi Chuan. Para o seu Sávio Pereira, 70 anos, a tarde azul foi esclarecedora. “Sempre faço os exames, da última vez foi no ano passado em em Goiânia e agora fiz aqui no Arroio do Silva, onde voltei a residir. É muito importante a prevenção e fazer os exames”, disse. A enfermeira responsável pela UBS central, Suhaila Rahim, agradeceu a todos os homens e mulheres que compareceram e junto com as demais colegas serviram um café da tarde aos presentes. A campanha Novembro Azul prossegue até o final deste mês, em todas as unidades de saúde do Balneário Arroio do Silva, com a realização de consultas e exames preventivos para os homens do município.

Novembro Azul

A Campanha Novembro Azul reforça a importância das ações de prevenção e diagnóstico da doença que é a segunda causa de morte por câncer em homens no Brasil com mais de 14 mil óbitos. “Para o Brasil, estimam-se 68.220 casos novos de câncer de próstata para 2019. Esses valores correspondem a um risco estimado de 66,12 casos novos a cada 100 mil homens. Sem considerar os tumores de pele não melanoma, o câncer de próstata é o mais incidente entre os homens em todas as regiões do país”, explica nota do Inca. Segundo o Ministério da Saúde, a doença é confirmada após a biópsia, que é indicada quando há alguma alteração no exame de sangue (PSA) ou no toque retal, que somente são prescritos a partir da suspeita de um caso por um médico especialista.

Fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Balneário Arroio do Silva