Representantes da região assumem cadeira na Câmara de Turismo Fecomércio SC

 

A diversidade, os desafios e a realidade das regiões turísticas de Santa Catarina estiveram na pauta da reunião da Câmara de Turismo da Fecomércio SC, realizada nos dias 03 e 04 de maio na Pousada Rural Sesc em Lages. Representando a Região Caminho dos Cânyons, foram, nomeadas a diretora de Turismo de Jacinto Machado Itaionara Recco e a secretária de Turismo de Balneário Arroio do Silva, Helen Becker. Com a nomeação dos representantes das Instâncias de Governança Turística Regional, na Câmara de Turismo, setor ganha força na articulação de ações estratégicas

É atuando para mitigar os desafios que a Fecomércio SC, Sesc e Senac vêm estruturando uma agenda propositiva e estratégica para setor fomentando uma rede de cooperação com a participação do poder público e iniciativa privada.

“Com esse propósito de associativismo e integração, reunimos aqui os representantes das 12 Instâncias, Governo do Estado, Assembleia Legislativa, prefeituras, empresários e Entidades para debater ações e os desafios do turismo catarinense”, ressaltou o vice-presidente da Fecomércio SC, Célio Spagnoli, se referindo ao público que prestigiou a nomeação dos 22 representantes das Instâncias de Governança Turística Regional, na Câmara da Entidade.

A entrada dos novos membros marca uma nova fase da Câmara, oportunizando estar mais próxima dos municípios para tratar dos assuntos relacionados ao turismo dando mais capilaridade à sua atuação.

 

 

Entre as ações que serão fortalecidas, o presidente da Câmara de Turismo da Fecomércio SC, João Eduardo Amaral Moritz, cita a articulação junto ao poder público na resolução de entraves enfrentados pelo setor.

“As Instâncias pertencendo a Câmara terão mais uma ferramenta para solicitar aos governos estadual e municipal demandas necessárias para o desenvolvimento das regiões referentes à atividade turística. Assim como aos deputados,  acompanhando o andamento dos projetos que tramitam nas Casas Legislativas que impactam no setor”, explica.

Planejamento para ações

No segundo dia de reunião, a programação também oportunizou aos membros da Câmara discutir as 242 ações estabelecidas pelo Turismo em Movimento – TEM , apontando prazos e prioridades de ação.

O TEM busca fortalecer e integrar as Instâncias de Governança do Turismo em Santa Catarina, que reuniu em 2018 mais de 500 participantes representantes do poder público e iniciativa privada em 12 cidades para identificar ações de trabalho por fator crítico: gestão e governança, inovação, infraestrutura, qualificação, e legislação.

Para o vice-presidente de Turismo da Fecomércio SC, Hélio Dagnoni, a reunião marca um momento de valorização das regiões do estado e de seu potencial turístico.

“A presença das Instâncias Regionais na Câmara contribui para traçar o rumo do turismo nas regiões, trazendo seus desafios para serem discutidos, com planejamento e execuções de ações estratégica, além de acompanhar os resultados. Para isso é imprescindível a parceria do governo atual e das futuras gestões para continuidade do que hoje está sendo planejado”, pontua Dagnoni.

O grupo continuará o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Câmara de Turismo com agenda de reuniões somado à expertise técnica do Sistema Fecomércio SC Sesc|Senac, além do Observatório do Turismo.

Fonte: Assessoria Fecomércio/SC