Secretaria de Saúde amplia oferta de medicamentos para atender a população

Com o objetivo de atender a grande demanda pelos usuários do Sistema Único de Saúde no município de Balneário Arroio do Silva, o novo titular da pasta, Paulo Martins Santos Júnior, o Chocolate, através do convênio com o CIS-AMESC, autorizou a compra de uma grande quantidade de medicamentos para suprir as necessidades das farmácias básicas.

Nesta aquisição foram priorizados os medicamentos de uso contínuo até antibióticos, analgésicos, anti-inflamatórios e controlados, xaropes e medicação para otite em crianças e cardíacos, entre outros.

Há dois meses no cargo, a responsável pela UDM – Unidade Dispensadora de Medicamentos da Secretaria de Saúde, Rosilane Borges, garante que neste período não faltou medicamentos de uso contínuo nas farmácias básicas do município. Segundo a farmacêutica, todos os medicamentos são adquiridos com recursos das três esferas, município, estado e governo federal, através do CIS- Amesc. A distribuição está sendo feita nos postos de saúde Central, Marinho de Souza do bairro Erechim e Walter Oliveira, da zona sul.

 

Devido ao grande numero de medicamentos adquiridos e a necessidade de organizar para cada UBS, na quarta-feira, 04, a farmácia básica da unidade Central não realizou atendimento. Na quinta-feira, 05, o atendimento fluiu normalmente e todos os usuários saíram com seus medicamentos prescritos nas consultas médicas.

Para a farmacêutica da Unidade de Saúde Central, Rafaela Dias de Souza, a aquisição de mais medicamentos pela Secretaria de Saúde vai ajudar a suprir a demanda. Quanto à forma de gestão do novo secretário de Saúde, Paulo Martins Santos Júnior, o Chocolate, ela diz que está contribuindo em muito para motivar o grupo e que o secretário está dando mais autonomia aos setores para tomada de decisões.

Fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Balneário Arroio do Silva