Semana do Meio Ambiente está sendo produtiva no Arroio

 

Conscientizar a população sobre a preservação dos mananciais de água, lagoas, dunas e espécies da fauna e flora, atividades pontuais como entrega de mudas de árvores nativas e frutíferas, Live (Ong Educamar) pelas redes sociais e limpeza na praia. Estas são algumas das atividades que o Departamento de Meio Ambiente de Balneário Arroio do Silva está realizando nesta Semana do Meio Ambiente. “Precisamos refletir sobre nossos hábitos e perceber que os recursos renováveis devem ser preservados, nascentes de água, lagoas, desmatamento, manter as árvores nativas, cuidar das dunas, mangues e da nossa mata atlântica. Vivemos um desequilíbrio no ecossistema e precisamos agir mais”, frisa Suelen Santos, gestora ambiental.

A diretora relata que no ano passado foi feito um trabalho junto aos alunos nas escolas e que neste ano, devido à Pandemia do Coronavírus  foi confeccionado material didático sobre o meio ambiente, animais marinhos e contação de histórias para entregar aos alunos, junto com as apostilas. No próximo sábado, dia 06, será feita uma limpeza na praia, em parceira com a Secretaria de Obras, a partir das 8 horas da manhã. Os voluntários interessados em participar desta atividade, devem usar máscara, luvas e observar o distanciamento social.

Queimada é crime

O Departamento de Meio Ambiente orienta aos moradores para não realizarem queimadas de lixo, sofás e móveis velhos na área urbana ou mesmo no interior do município. Este tipo de ação é considerado crime ambiental e se não houver conscientização e a pessoa for denunciada receberá multa. A diretora Suelen sugere às pessoas para que procurem a Secretaria de Planejamento e recolham a taxa para posterior recolhimento. Quanto aos entulhos, deve ser contratada empresa especializada de tele-entulho. “Já distribuímos mil mudas na Arrancada de Caminhões, em parceria com a ENGIE, e uma parte foi distribuída na ação junto às escolas, mas os interessados em fazer o plantio de árvores podem procurar o Departamento de Meio Ambiente, que funciona junto ao Museu do Pescador, próximo ao Terminal Rodoviário, das 8 às 12 horas. O telefone de contato é 3524.0223. Com o novo Plano Diretor Municipal, plantios ou podas de árvores devem ser autorizados pelo Município.
Fotos:

FONTE: Assessoria de Comunicação