Unesc compartilha conhecimento de qualidade ao longo quarentena

Temas como estratégias de proteção individual e coletiva têm sido abordados em capacitações online e gratuitas

Assuntos relacionados ao coronavírus e suas implicações individuais e coletivas, as mudanças a partir da pandemia e temas variados de saúde, empreendedorismo e finanças fazem parte do rol de capacitações online gratuitas oferecidas pela Unesc  durante a quarentena. O conhecimento de qualidade tem sido compartilhado por professores da Universidade, em diversos encontros desde março. Já foram realizados 11 encontros, com participantes de estados como Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Minas Gerais e Ceará.

Até a primeira quinzena de maio, já há capacitações confirmadas. A primeira ocorrerá nesta segunda-feira (27/4) com o tema “Atendimento odontológico de bebês”. Ministrado pela professora do curso de Odontologia da Unesc, Gina Casagrande, o encontro ocorrerá das 19 às 21 horas. Inscrições pelo link https://www.even3.com.br/aodb2020/.

De acordo com a responsável pelo Setor de Cursos de Extensão, Carla Roberta Duarte Cardoso, as palestras online surgiram da necessidade de criar alternativas de relacionamento das pessoas. “Em tempos de isolamento social, a Unesc cumpre sua missão de conectar pessoas e transmitir conhecimento. Os resultados foram extremamente positivos, pois as pessoas estavam à procura de conteúdos de qualidade online”, afirma

Atualidade dos temas

O coordenador do Núcleo de Promoção e Atenção Clínica à Saúde do Trabalhador da Unesc (Nupac-ST), Willians Cassiano Logen, ministrou a capacitação “Lógica da proteção coletiva, da proteção individual e o vírus SARS-COV-2” e salienta o interesse dos participantes e a interação no encontro virtual.

O retorno foi tão positivo que o Setor de Cursos de Extensão da Unesc irá organizar outra capacitação sobre o assunto, dessa vez voltada para professores e acadêmicos. “O tema se torna mais atual agora que antes, porque as pessoas estavam isoladas em ambiente domiciliar, onde não há tantas pessoas circulando. Com o início do retorno de algumas atividades, a estratégia e a proteção coletiva e individual estão ainda mais importantes. O distanciamento entre as pessoas, o uso de máscaras, a ventilação dos ambientes e a circulação do ar natural são alguns dos pontos que devem ser observados”.

Público aprova iniciativa da Unesc

Mônica Martins Binatti, de Siderópolis, participou do encontro que abordou o tema “A Bíblia e as emoções”, e gostou do link feito entre o que a ciência fala sobre as emoções e como a Bíblia confirma esses conceitos na sua própria linguagem. E aprovou também a iniciativa da Universidade em oferecer maneiras de ampliar o conhecimento e fazer reflexões nesse período de isolamento social. “Por meio da comunicação online a Unesc deu a oportunidade de mesmo à distância, termos acesso a temas que contribuem para nossa aprendizagem. Sem contar a ótima interação com os professores que abordam os temas”.

Aproximação com a comunidade

Para a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego, a Universidade mostrou mais uma vez o seu protagonismo ao lançar as palestras online gratuitas. Fernanda enfatiza que compartilhar o conhecimento de maneira segura para as pessoas e com qualidade faz diferença no período de distanciamento social. “Esta ação fortalece ainda mais o vínculo da Unesc com a comunidade. Fortalece ainda o percurso formativo dos acadêmicos e de todos os participantes das capacitações. Foram momentos muito ricos, que permitiram às pessoas sanar dúvidas e trocar experiências com os nossos professores e entre si”, reforça.

FONTE:Assessoria de Imprensa Unesc
Aicom – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing