Urnas são testadas em 8º Simulado Nacional de Hardware

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina está realizando testes em 525 urnas de 5 modelos, a partir desta segunda-feira (3), com o intuito de averiguar o desempenho dos equipamentos, durante o 8º Simulado Nacional de Hardware. A porcentagem de máquinas testadas corresponde a pouco mais de 3% do parque de urnas do TRE-SC.

Neste ano, devido à pandemia do coronavírus, o Simulado está sendo realizado de duas maneiras: no depósito de urnas e nas residências de um grupo restrito de servidores, tecnicamente capacitados, e que se voluntariaram para auxiliar nos trabalhos. Os testes realizados fora do depósito obedecem igualmente aos procedimentos de segurança do equipamento, garantindo a sua inviolabilidade.

Para os servidores que estão realizando os testes no depósito de urnas é fornecido material de proteção. Além disso, as bancadas são utilizadas de maneira individual, respeitando a distância mínima estabelecida pelas normas sanitárias vigentes. Todas as medidas tomadas têm como objetivo resguardar a saúde dos envolvidos.

Durante o Simulado, os participantes efetuam votações teste, das 8h às 17h. Para isso, as urnas são preparadas com uma consulta popular, como se fosse de fato uma eleição real, e são verificados os eventuais problemas, como travamentos que possam ocorrer e ser corrigidos rapidamente. A novidade desta edição é que não há o uso da biometria, uma vez que a identificação pela digital foi dispensada nas Eleições Municipais deste ano.

O Simulado termina na próxima sexta-feira (7).

Fonte: Jennifer Hartmann
Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC