XXX ARRANCADA DE CAMINHÕES BATE RECORDE NA DISTRIBUIÇÃO DE ÁRVORES E INOVA COM PROJETOS DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL

A trigésima edição da Arrancada de Caminhões, realizada de 5 a 8  de março, teve um olhar diferenciado para a preservação e conscientização ambiental. Muitos dias antes do evento iniciar foi feito o isolamento com cerca das dunas e colocação de placas proibindo circular nas áreas de APP, numa ação conjunta do Departamento de Meio Ambiente e Secretaria de Obras do Balneário Arroio do Silva. “Para o evento formamos importantes parcerias com as empresas BIÓLEO, que recolheu todo o material usado nos restaurantes e lanchonetes, a RACLI ficou encarregada de recolher qualquer gota de óleo que caísse sobre as pistas de areia durante a corrida.

Foi implantado o projeto “Bituqueira Também é Lixo”, com vários tubos para recolher bitucas de cigarro. Outro fator positivo foi ampliar a oferta de mudas de árvores, onde conseguimos com a ENGIE Energia 1.000 mudas de espécies nativas e frutíferas. Também formamos parcerias com as ONGs Educamar e Plant For The Planet, frisa a Gestora Ambiental e diretora do Departamento de Meio Ambiente do Município, Suelen Santos.

MAIS VERDE PARA O PLANETA

Em cumprimento a Medida Compensatória para realizar a Arrancada de Caminhões, centenas de pessoas levaram para suas casas cerca de 700 mudas de mudas de árvores nativas e frutíferas. Segundo o coordenador do programa, o alemão Lutz Michaelis, entre as espécies distribuídas gratuitamente estão, Paineira, Palmeira, Cafézio, Gabiroba e Ameixa amarela.

 “Foi muito boa a procura pelas pessoas de várias partes do Brasil, sendo que o restante das mudas estaremos distribuindo nos próximos eventos das entidades”. O agricultor de Timbé do Sul, Clésio Borges, já é parceiro do projeto sócio-ambiental. “No ano passado levei um pé de canela doce que já está com 1,5 metros. Agora estou levando dois pés de gabiroba. Se a gente não come os pássaros comem, temos que preservar a natureza e plantar mais árvores”, disse.

Fonte: Assessoria de Comunicação